Metroplan define nesta sexta uso de ônibus intermunicipais em Porto Alegre

Reunião realizada amanhã (07) decidirá se ônibus metropolitanos poderão transportar passageiros de Porto Alegre | Foto: Arquivo / OA
Reunião realizada amanhã (07) decidirá se ônibus metropolitanos poderão transportar passageiros de Porto Alegre | Foto: Arquivo / OA

O Conselho Deliberativo da Metroplan foi convocado para uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (07), às 9h, para decidir se os coletivos de Alvorada e demais cidades da Região Metropolitana (RM) poderão ser utilizados para o embarque o desembarque de passageiros de Porto Alegre.

A convocação acontece após a solicitação da prefeitura da Capital para tentar amenizar os efeitos da greve que já dura onze dias.

Apesar das reuniões de mediação da greve no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, não houve consenso entre empresários e trabalhadores. A proposta de retomada parcial do serviço com reajuste de 7,5% foi rejeitada por unanimidade por assembleia dos grevistas.

O TRT4 pretende mediar o quarto encontro nesta tarde, mas ainda não houve confirmação por parte da classe patronal. Ontem, os empresários decidiram que novas negociações serão retomadas se a decisão judicial para colocar 70% da frota em circulação nos horários de pico for cumprida.

Greve pode se estender para Região Metropolitana
Até o momento não há indicativo de que os ônibus metropolitanos deixem de circular nas cidades da Grande Porto Alegre. Os rodoviários destes municípios, contudo, garantem que irão cruzar os braços caso a Metroplan autorize o embarque de passageiros de Porto Alegre nos veículos.

É o caso de Alvorada, onde, de acordo com sindicalistas, já há consenso na categoria de aderir à mobilização se a medida passar a valer.

Fonte: O Alvoradense / Com informações Correio do Povo