Depois de alguns dias ainda de bastante calor parece que o outono resolveu chegar de uma vez por todas ao Rio Grande do Sul. Algumas cidades das regiões mais altas do Estado já registraram a incidência de geada nesta madrugada e os primeiros registros de mínimas negativas.
Nos próximos dias também é alta a probabilidade de formação de nevoeiro localizado na madrugada e ao amanhecer, especialmente em áreas perto de cursos d’água, como rios.
Os gaúchos tiveram mais um amanhecer de temperatura baixa, apesar das mínimas serem menos geladas que as desta segunda-feira (14), na maioria das localidades.
O frio seguirá mais intenso na Metade Norte, onde pode voltar a gear em zonas de baixadas de vales. A tarde, por sua vez, será agradável com máximas um pouco mais elevadas.
A previsão para Alvorada é de sol forte, mas as temperaturas não tendem a subir muito. A máxima prevista para hoje não ultrapassa os 23ºC
Primeiras marcas negativas
O RS teve seus primeiros registros de temperatura negativa do ano. Estações da Epagri acusaram marcas abaixo de zero em Bom Jesus e Vacaria.
Geada foi registrada em municípios de Serra, Aparados da Serra, Planalto Médio, Alto Uruguai e Noroeste. O frio foi mais intenso justamente onde a atmosfera se encontrava mais seca, ou seja, nas Metades Norte e Oeste.
Em Porto Alegre e Região Metropolitana, a mínima foi de 10,5ºC, registrada na estação do Sistema Metroclima da Lomba do Pinheiro.
Ao longo da semana, as noites seguem frias, mas a cada dia as mínimas se elevam gradualmente. O frio seguirá mais intenso em áreas de baixada, o que vai gerar grandes diferenças de temperatura entre os microclimas urbanos ao amanhecer.
Já as tardes serão agradáveis, igualmente com tendência de gradual aquecimento.
Fonte: O Alvoradense