Nada mais lindo do que o olhar de uma criança atenta ao movimento no palco. Os menores nem piscam encantados com a história de um menino que decidiu “construir” um novo amigo. A história é uma adaptação do conto de terror ‘Frankestein’, de Mary Shelley, escrito no século 19 e transformado em uma história para crianças.
O espetáculo ‘Franky/Frankenstein – Um Divertido Conto de Terror sobre a Amizade’, uma adaptação do grupo porto-alegrense Teatro Sarcáustico passou por Alvorada para três espétáculos gratuitos essa semana. Na quinta (22) e na sexta (23) centenas de crianças, das redes municipal e estadual de ensino lotaram as cadeiras do Ginásio Municipal e, atentas, acompanharam a história de Victor, um menino que cansado da solidão decide criar seu próprio melhor amigo.
O problema é que a criatura não sai exatamente como ele imaginava e Victor precisa passar por algumas dificuldades para compreender que a amizade verdadeira pode superar as diferenças. Incentivado pelos colegas Victor passa a maltratar Frank que resolve se esconder de todos. Com o tempo Victor percebe que a companhia do amigo que ele mesmo criou era melhor do que a amizade dos colegas que sempre tiraram sarro dele.
A peça, dirigida por Daniel Colin, mostra que o estranho não precisa ser discriminado nem temido. O Frankenstein do Teatro Sarcáustico se torna, de forma lúdica, uma importante ferramenta contra o bullying.
O grupo nasceu em 2003 e desde então a preocupação com temas foi uma constante para os criadores da companhia de teatro. A trupe percorre todo o Estado com peças para adultos e crianças. E, com projetos de espetáculos em terraços e ao ar livre tem se tornado, ao longo destes dez anos, uma das mais importantes companhias de teatro do Rio Grande do Sul.
A preocupação com os temas atuais e relevantes já é conhecida de quem prestigia os espetáculos do Teatro Sarcáustico pelo Estado e ganhou reconhecimento da crítica ao longo dos anos. Eles já receberam vários prêmios incluindo o Prêmio Açorianos e o Troféu RBS Cultura.
Em temporada desde o inicio de maio ‘Franky/Frankenstein – Um Divertido Conto de Terror sobre a Amizade’ já passou por Cachoeirinha, Gravataí e São Leopoldo.
Com o espetáculo que encantou as crianças de Alvorada, esta semana, eles ainda devem percorrer outras três cidades do Rio Grande do Sul graças à parceria com o programa Artsesc – Cultura por toda a parte. Até o começo do mês de junho Novo Hamburgo, Taquara, e Porto Alegre recebem o espetáculo. Todas as apresentações são gratuitas e voltadas aos alunos da rede pública de ensino.
Fonte: Amanda Fernandes / OA