Programa Qualisus entregou cerca de R$25 milhões em materiais para o SUS na Região Metropolitana

Alvorada e mais 24 cidades da Região Metropolitana foram contempladas com a entrega de material pela secretária de saúde | Foto: Neusa Jerusalém/ SES-RS / OA

A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, realizou na tarde da última sexta-feira (20) a entrega dos equipamentos e materiais previstos pelo Subprojeto Qualisus- Rede/RS, visando a qualificação da Atenção Básica, Rede Cegonha, Rede Psicossocial e Rede de Urgência/Emergência.

O investimento total será na ordem de R$ 25 milhões do Ministério da Saúde e serão distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) por meio da compra de equipamentos e materiais para 24 municípios contemplados na Região Metropolitana.

O rol de equipamentos que estão sendo licitados incluem monitores cardíacos, sonares para pré-natal, ecógrafos, cardiotocógrafos, respiradores; kits educativos para saúde da mulher, saúde da criança e atenção básica; refrigeradores para armazenar testes rápidos de HIV e Sífilis; computadores, impressoras, entre outros. Também serão realizados cursos de qualificação das equipes de saúde e controle social.

Na oportunidade a secretária Sandra Fagundes salientou a importância desses recursos do Qualisus para o avanço e qualificação da redes de serviços de saúde pública no Estado, com ênfase nas linhas de cuidado.

“Investir em capacitação, equipamentos e informatização na Rede Cegonha, aprimorando o pré-natal e o programa Primeira Infância Melhor (PIM), assim como a prevenção com testes rápidos de HIV, é decisivo para a qualidade de vida da população”, afirmou.

Municípios contemplados
Alvorada, Araricá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.

Fonte: O Alvoradense