"Quem não planeja termina sendo escolhido pelos problemas", destacou Marcos Rolim em palestra magna sobre Direitos Humanos

| Foto: Divulgação
| Foto: Divulgação

Uma palestra magna abriu a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta quinta-feira (11). O evento contou com a fala de Marcos Rolim, professor de Direitos Humanos no IPA e doutor em Sociologia. A programação é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e pela prefeitura.

A Conferência também teve o objetivo de escolher diretrizes para a construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Além disso, aconteceu a eleição de delegados que vão representar a cidade na conferência regional que vai ocorrer no segundo semestre, em Porto Alegre.

Rolim comentou na palestra sobre o desafio de pensar em um plano para dez anos. “No Brasil quase não se planeja. Devemos escolher os problemas a enfrentar. Quem não planeja termina sendo escolhido pelos problemas”, alertou o professor especialista em Segurança Pública. Ele destacou a importância de ouvir os jovens para elaborar o Plano Decenal. O doutor também criticou a PEC que trata da redução da maioridade penal, salientando que ela se apresenta como uma grave ameaça a segurança pública no Brasil.

Em um segundo momento, o prefeito Professor Serginho falou sobre a importância da educação para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Além dele, a monitora da Escola Municipal Cléo dos Santos, no bairro São Pedro, participou da palestra. Janaína dos Santos Valério destacou que as escolas precisam ser mais atrativas que as ruas.

Fonte: O Alvoradense