Semana Farroupilha tem evento de pré-lançamento marcado

Acampamento Farroupilha é uma das tradições da cidade | Foto: Arquivo OA
Acampamento Farroupilha é uma das tradições da cidade, e acontece todo ano na praça Central | Foto: Arquivo OA

A Semana Farroupilha 2015 começa a tomar forma em Alvorada. Um evento de pré-lançamento já tem local e data marcada: sexta-feira (14), às 20h30min, no CTG Sentinelas do Pago (rua Porto Alegre, 216, bairro Cedro). A programação é aberta ao público e o jantar custa R$ 15.

Esta é uma das atividades culturais mais tradicionais da cidade. No próximo dia 20 de agosto, 25 cavalarianos irão percorrer 536 quilômetros até o Chuí para buscar a Chama Crioula. O Acampamento Farroupilha de Alvorada acontece ao longo do mês de setembro na praça João Goulart, na parada 48.

• ASSINE: Receba a edição impressa do jornal O Alvoradense em casa

A dimensão dos últimos alagamentos poderiam ter atrapalhado a programação farroupilha. Com muitas famílias desabrigadas, o Ginásio Municipal Tancredo Neves passou a receber doações e acolher a comunidade. O local é tradicionalmente um dos pontos de festejo da semana. Entretanto, as pessoas aos poucos começam a volta para casa e a atividade cultural poderá seguir.

Um total de 36 piquetes e nove Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) devem participar da Semana Farroupilha de Alvorada. Apresentações de invernadas, oficinas folclóricas, bailes e o desfile farroupilha, marcado para o dia 20 de setembro, às 14 horas, fazem parte da programação.

Fonte: O Alvoradense