Muito me gratifica iniciar um trabalho em prol da cultura do Rio Grande, com notícias relacionadas ao tradicionalismo municipal, regional e estadual. Estarei postando assuntos dos mais variados temas e com cobertura dos principais eventos tradicionalistas realizados em nossa cidade.
Tive a grata satisfação de iniciar este trabalho num mês que muito me orgulha, um mês em que se comemora o dia Internacional da Mulher. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Portanto, para marcar este momento, resolvi fazer uma homenagem à mulher que representa verdadeiramente a mulher gaúcha: Anita Garibaldi. A “Heroína de dois Mundos”, que simboliza para nós gaúchos uma mulher guerreira, mãe, amável, parceira, sensível, entre outros adjetivos.
Foi instituído pelo Instituto Giuseppe e Anita Garibaldi um prêmio para homenagear pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da nação. Um troféu que foi instituído em 2001 durante a visita de Anita Garibaldi Jallet, bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi, dentro do Movimento Tradicionalista em todo o Estado e que a cada ano escolhem as prendas que mais se destacam em suas entidades para receberem a homenagem.
Dentre os CTGs aqui da nossa cidade, todos os anos é escolhido pelas entidades (CTGs) a prenda que mais se destacou dentro do Tradicionalismo Alvoradense. No ano de 2015 quem foi escolhida para receber a homenagem “Anita Garibaldi” representando todas as prendas da nossa cidade foi a senhora Roselaine Rodrigues, que pertence ao CTG Bento Gonçalves da Silva. Para o ano de 2016 a prenda que receberá a homenagem “Anita Garibaldi” será a senhora Genilda Severo, do CTG Raça Gaúcha.
Para saber mais sobre a história da nossa heroína, clique aqui.