Vivemos um momento político de grande instabilidade no país. A corrupção tomou conta do cenário, pois não falamos nos últimos meses de inflação, de desemprego e de falta de investimentos. Apenas ouvimos pelos meios de comunicação sobre investigações da Operação Lava Jato, Petrolão e outras.
O que nos deixa com uma grande preocupação, pois as manifestações populares de defesa do governo ou de oposição ao mesmo têm sua legitimidade, porém o sentimento é de não sabermos o que queremos mudar (tudo ou nada), melhor, não temos a certeza de qual modelo político poderemos implantar no nosso país para que o mesmo possa sair desse momento terrível da sua economia. Por fim, manifesto respeito pela decisão da bancada dos deputados federais do PSB, que votaram pelo prosseguimento do processo de impeachment, porém, sou contrário, juntamente com um grande número de militantes do nosso estado e também de todo o Brasil, e aqui expresso e justifico minha contrariedade.
1 – Se formos aplicar este processo de impeachment apenas para à Presidente da República, não estaremos sendo justos, pois é de conhecimento de todos que muitos prefeitos e governadores, às vezes, por necessidade de poder manter serviços importantes para sua comunidade, como saúde, educação e segurança, acabam adotando práticas iguais ou, em alguns casos, até piores da qual está sendo julgada no momento.
2 – Outro fato é que não podemos adotar uma conduta de entregar para presidir um processo de afastamento de uma Presidenta, um deputado que é réu de processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal, portanto, poderemos estar afastando uma Presidenta que venceu um pleito eleitoral democrático e legítimo com mais de 50% dos votos dos eleitores brasileiros.
3 – Sou favorável aos movimentos sociais e a todas as manifestações da nossa população. Sei da importância e dos avanços que conquistamos ao longo dos anos, porém não podemos sonhar que um futuro Ministério, elaborado e orquestrado com grande parte dos indicados sendo réus de processos ou investigados pela justiça, trará credibilidade para que o nosso Brasil possa superar a crise e voltar a crescer. Por fim, respeito todas as opiniões contrárias, entretanto essa é a minha opinião.
*: Vereador pelo PSB