Começa nesta sexta-feira (3) o tradicional Rodeio Tilintar das Chilenas, do CTG Chilena de Prata, no bairro Jardim Porto Alegre. Esta será a XII edição do rodeio.
Segue abaixo o chasque deste grande evento tradicionalista que faz parte do calendário oficial de eventos de Alvorada:
Sexta-feira, dia 3
20h30min – Abertura
21h – Missa Crioula
Após, Tertulia Livre
Sábado, dia 4
9h – Declamação Prenda e Peão
Mirim, Juvenil e Adulto
12h – Almoço
14h – Interprete Solista Vocal Feminino e Masculino
Até 15 anos e acima de 15 anos
18h – Dança de Par
Até 15 anos e acima de 15 anos
20h – Dança de salão
Até 15 anos e acima de 15 anos
Após, premiação das categorias individuais
Domingo, dia 5
9h – Início modalidade Danças Tradicionais
Mirim, Veterana, Xirú
12h30min – Intervalo
14h – Reinício Danças Tradicionais
Juvenil e Adulta
20h30min – Premiação
Já o Chilena de Prata comera em 2016 31 anos de história dentro do tradicionalismo de Alvorada. Abaixo, confira um relato sobre essa grande trajetória:
Um grupo de casais, moradores do bairro Jardim Porto Alegre, sentiram a necessidade de criar algum entretenimento para os moradores da comunidade, uma vez que nada existia na vila para preencher o tempo de lazer. Reuniram-se no dia 1º de março de 1985 e decidiram fundar um Centro de Tradições Gaúchas. Na reunião do dia 8 de março daquele ano, foi escolhido o nome da entidade, sugerido por Lino Ribeiro, aprovado por unanimidade, passando a se chamar CTG Chilena de Prata. Também naquela ocasião foi formada a primeira Patronagem, indicada pelo seu Odil e aceita por todos, ficando assim constituída:
– Patrão: Francisco G. Ramalho
– Capataz: João Batista Costa
– Sota-capataz: Luiz Carlos Ribeiro
– Agregado das Pilchas: Lino RibeiroEm 16 de abril do mesmo ano foi formada a primeira Invernada Artística do CTG, sob a coordenação de Sara Maria Alves da Costa e de Moacir de Paula e Silva, que já era o Chirú das Falas. A Invernada contava com seis pares mirins. Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 1994, foi realizado o 1º Rodeio Artístico e Cultural “Tilintar das Chilenas”, promovido pelo Departamento Cultural, na Patronagem de Rogério Souza e Sibele, projeto elaborado pelo então diretor artístico Sr. Sérgio Spier.