O final de semana foi movimentado em Alvorada. Com iniciativa inovadora, o Sport Club Internacional, em seu CT localizado no município, organizou a Copa Josimar de futebol sub – 11 e conquistou o 1º título do ano no futebol brasileiro. O futebol 9, característico por suas dimensões reduzidas no campo, foi a novidade e a sensação da competição.
Promovendo uma verdadeira festa para (e pela) criançada, esta modalidade experimental contou com clubes como Palmeiras, Criciuma, Chapecoense, Atlético Paranaense e claro, o Internacional, que conquistou o título da competição.
PENTACAMPEÃO ALVORADENSE
A presença ilustre na competição, ficou por conta do pentacampeão com a Seleção Brasileira na Coreia / Japão em 2002, o craque Ricardinho.
Tive o privilégio de ter sido convidado para prestigiar a competição, mas realizado, principalmente, pela possibilidade de um bom papo de bola com o craque ex Corinthians Ricardinho.
O pentacampeão que veio prestigiar o filho “do meio”, o zagueiro do Atlético Paranaense Bernardo de 11 anos, também acompanhou os passos do filho mais velho Bruno, estagiário na comissão técnica da equipe paraense.
Ricardo, que parou de jogar há quatro anos pelo Bahia e hoje atua como treinador, avaliou a competição e sua inovadora modalidade durante nossa conversa: “A possibilidade de socializar as crianças é fundamental e valoriza o espírito desportivo e também de cidadão. É fundamental antes de competir, aprender respeito e coleguismo entre os atletas mirins, e isso se aprende desde essa categoria.”
O ex meia da seleção também falou o quão fundamentais são as novas regras para as crianças, já que possibilita aos atletas mirins mais tempo de bola em um campo reduzido do que se a metragem original fosse respeitada.
“Na Europa já se pratica muito esse tipo de jogo, a dinâmica fica maior e se respeita os limites físicos destas crianças, que futuramente podem ou não se tornarem atletas. Em São Paulo, alguns clubes juntamente com a federação Paulista e numa iniciativa do tetracampeão Mauro Silva, também se utilizaram de testes como este aqui do Internacional. Um grande passo para a modernização da categoria de base, que na minha avaliação poderia ser assim ate o sub – 13”, avaliou Ricardo.
EXEMPLO PARA OS CLUBES DA CIDADE
Confesso meu encantamento com a competição, que serve de exemplo para os “dirigentes” dos clubes e projetos sociais de Alvorada. Futuramente os campeonatos organizados pelo novo secretário de esportes, Alcides Bolico, podem copiar este formato e terão certamente sucesso entre a gurizada, inovando também as competições municipais.
Em tempo:
A necessária discussão e debate do futebol e da socialização da criança deve ser promovido entre a sociedade e o poder público, o quanto antes. A nova gestão dos esportes em Alvorada não pode furtar-se deste compromisso, pois está em pauta (e em jogo) o futuro de nossas crianças.
Alvorada precisa inovar e nada mais adequado do que aproveitar o que está dando certo na Europa e hoje aqui em nosso reduto, ou seja, valorizar iniciativas de sucesso.
Aguardamos!