Marta Aguiar
Título: Instruções para Iiludir Relógios
Autor: Paulo Bentancur
Gênero: Contos
Editora: Artes e Ofícios Editora Ltda.
“O que temos em Instruções para Iludir Relógios são textos (contos?) em que a chamada inspiração foi domada, contida, graças a uma cuidadosa elaboração da palavra a tal ponto que julgamos estar diante de uma coleção de aforismos” (Moacyr Scliar) “Ler é mais que participar em cumplicidade de uma criação artística. Ler é adentrar por uma janela, afastando cortinas e quebrando vidros. O que há após? O conhecimento que nos faz descobrir o infinito. Paulo Bentancur, com seu talento narrativo, nessa proposta de leitura, nos convida a enxergar um pouco mais de um pouco de tudo”.
Título: Bodas de osso
Autor: Paulo Bentancur
Gênero: Poesia
Editora: Saraiva
“Livro autobiográfico que narra de maneira poética a vida de um menino que sonhou, porque nasceu para ser escritor. Emocionante leitura que nos leva por um caminho de sonhos, temores, dificuldades , anseios . Um enfrentamento vivenciado por quem vê o mundo com os olhos da literatura”.
Título: Três Pais
Autor: Paulo Bentancur
Gênero: Contos
Editora: Atual
“Em uma espetacular adaptação de textos antigos, sem tirar-lhes em seus conteúdos, o autor demonstra o peso da figura paterna e as relações entre pais e filhos narrando Hamlet (William Shakespeare), Carta ao Pai (Franz Kafka). e Pai. embrulhado para presente (Paulo Bentancur). A linguagem dinâmica e acessível aos adolescentes é algo impressionante, uma das características desse escritor genial”.
André Dutra
Título: Anatomia do Paraíso
Autor: Beatriz Bracher
Gênero: Romance
Editora: Editora 34
“A história se passa no Rio de Janeiro atual, tem como pano de fundo (da trama) o poema Paraíso Perdido de John Milton e traz os dramas vividos pelo atormentado Felix, e pelas irmãs Vanda e Maria Joana. História de sofrimento e superação, narrada a partir da crueza da vida real. Amores, sexo, traição, escolhas, renúncia, superação”.
Título: Contar Tudo
Autor: Jeremías Gamboa
Gênero: Romance
Editora: Alfaguara
“É a história (autobiográfica) de um jovem que sonha tornar-se escritor. Inicialmente como estudante de jornalismo, em seguida exercendo o ofício junto à redação de revistas e jornais, ser capaz de escrever, de modo competente, o texto literário é ora o sonho, ora o pesadelo de Gabriel Lisboa. As mais de 500 (nunca enfadonhas) páginas do Romance trazem os anseios, frustrações, desejos e realizações do protagonista, um jovem de origem humilde que, por meio de seu esforço, ingressa na Universidade de Lima, na qual e a partir da sua vida é então moldada, também em razão do contato com os amigos do Conciliábulo, até o dia em que, finalmente, sentará diante do computador e irá contar tudo”.
Título: Vitória
Autor: Joseph Conrad
Gênero: Romance
Editora: Dublinense (via TAG livros)
“Apesar da densidade da narrativa, o livro tem profundidade estética e filosófica. Além de belíssimas passagens, que evidenciam a imensa capacidade artística do contador de histórias, a leitura nos convida a refletir sobre o sentido da vida, a solidão, o peso do contato com o outro: inveja, despeito e o contraste entre a leveza e o peso do existir”.