O calendário de pagamento do IPVA 2017 ingressa na sua última etapa a partir desta segunda-feira (3). Os proprietários que até agora não efetuaram o pagamento do imposto precisam ficar atentos para os prazos de quitação conforme o número final da placa do veículo.
Nesta segunda é a data-limite para placas com final ‘1’, ao passo que o vencimento dos números seguintes ocorre sempre a cada dois dias úteis ao longo deste mês de abril.
Assim, na quarta-feira, vence o prazo para veículos com final ‘2’ e na sexta-feira seguinte é a última oportunidade para a numeração que termina em ‘3’. O calendário de pagamento antecipado com descontos máximos de 20,8% encerrou na última sexta-feira (31), assim como para a terceira parcela ao motorista que ainda em janeiro fez a opção de dividir o IPVA em três vezes.
Segundo o governo do Estado, até o momento 50,4% (1.858.224) dos contribuintes estão em dia com o IPVA 2017, alcançando uma arrecadação bruta de R$ 1,27 bilhão. Metade desses valores são creditados de maneira automática para as prefeituras conforme o munício de emplacamento do veículo.
Seguem valendo as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1997.
Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar?
Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Consultas e dúvidas
Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda oferece um site específico sobre o imposto. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, já é possível baixar aplicativo da NFG para dispositivos móveis, disponíveis gratuitamente nos sites Google Play e App Store. Com ele, além dos dados sobre a Nota Fiscal Gaúcha, o contribuinte gaúcho pode se informar sobre os dados relativos ao IPVA 2017.
Fonte: O Alvoradense