Alvorada vai sediar etapa da Copa Sesc de Slalom em Cadeira de Rodas, uma modalidade esportiva desenvolvida particularmente para pessoas com deficiência motora. Os cadeirantes enfrentam uma espécie de circuito psicomotor com equipamentos adaptados.
Existem várias categorias e níveis de competição, dependendo do grau de deficiência dos participantes, por isso, é considerado totalmente inclusivo, possível para diferentes tipos de deficiências motoras.
O evento, voltado para a inclusão no esporte, acontece no Ginásio Municipal Tancredo Neves no próximo sábado (12), a partir das 14h30, resultado de uma parceria entre Sesc, ONG Caminhadores e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.
As inscrições gratuitas deve ser feitas até a sexta-feira (11) pelo e-mail adraupp@sesc-rs.com.br,
caminhadoresrs@gmail.com ou diretamente na unidade SESC Viamão (rua Alcebiadas Azeredo dos Santos, 457, Centro de Viamão).
A iniciativa surgiu a partir do pedido do alvoradense João Rodrigo Borges de Carvalho, que pediu atividades voltadas aos cadeirantes no município.
Aliado à intenção da Secretaria Municipal de qualificar politicas públicas de esporte e lazer e torna-las abrangentes, principalmente para as pessoas com alguma deficiência, foi que se chegou a Viamão, onde ocorreu a primeira etapa da Copa.
A partir daí foi firmada a parceria com o Sesc e a ONG Caminhadores, que possibilitou colocar Alvorada no Calendário Esportivo inclusivo de 2022.
No sábado, a arbitragem estará a cargo da Caminhadores, a Administração Municipal participa da logística com funcionários, alimentação de atletas e árbitros e premiação e o Sesc propõe oferecer brinquedos infláveis
Viamão
A primeira competição inclusiva aconteceu no início de novembro em Viamão, tendo como campeões Dérick dos Santos Moura foi o destaque na modalidade Cadeira de Rodas Manual – Jovem de 10 a 17 anos; João Rodrigo na Cadeira de Rodas Manual – Adulto (acima de 18 anos) e Gerson Lopes foi o campeão na modalidade Cadeira de Rodas Motorizada – Adulto (acima de 18 anos).
Em uma escola foi realizado em circuito composto por diferentes obstáculos percorridos em cadeira de rodas (manual ou elétrica) no menor tempo possível e com o menor número de erros cometidos. As categorias foram: com cadeira manual e com cadeira motorizada jovem, de 10 a 17 anos, e adulto, a partir de 18 anos.
O evento contou com atletas de cinco a 80 anos de idade dos municípios de Alvorada, Alegrete, Porto Alegre, São Sebastião do Caí e Viamão e foi acompanhado por uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Alvorada.