Segurança escolar é pauta de reunião

Dirigentes do Colégio Êxito estiveram com o secretário Municipal de Segurança

Foto: Colégio Êxito / Divulgação / OA

Frente aos episódios que vem acontecendo por todo o País e com o objetivo de discutir o tema da segurança nas escolas, a diretora do Colégio Êxito de Alvorada, Laura de Andrade,  e o presidente da Associação Brasileira de Educação Saúde e Assistência Social, Rafael Lima Silva, estiveram reunidos com o secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho, nesta quinta-feira (06).

Durante o encontro foi apresentada, pelo Êxito, proposta de instalação de câmeras nas vias públicas no entorno da escola. A ideia é interligar o sistema ao videomonitoramento da Guarda Municipal, com a possibilidade de estender o serviço a outras escolas particulares ou as estaduais, que eventualmente ainda não sejam servidas pelo trabalho da Guarda.

Também foi sugerido que a Prefeitura se antecipe na apresentação de projetos, junto ao Governo Federal, para captação de recursos destinados a estruturar, equipar e implantar rondas escolares da Guarda Municipal, conforme Edital anunciado pelo ministro da Justiça, Flavio Dino.

O secretário se comprometeu em liderar um grupo de trabalho (GT) da Administração Municipal que tratará da prevenção à violência em ambientes escolares, questão de crescente preocupação devido aos recentes ataques ocorridos em Blumenau/SC e em São Paulo. Frente às demais ideias que surgiram, o secretário pareceu empenhado em debater diversas medidas. “A segurança nas escolas é uma questão que mobiliza a todos e é importante que haja um trabalho conjunto entre escolas, associações, pais, alunos e o poder público para assegurar que os estudantes possam permanecer em um ambiente seguro”, concluiu Coutinho.

A reunião foi encerrada com o compromisso dos participantes em trabalhar juntos em prol da segurança nas escolas de Alvorada.

Êxito

Laura de Andrade e Rafael Lima Silva destacam que, no Colégio Êxito, o acesso é controlado por catracas com TAG´s, havendo mais de 85 câmeras de monitoramentos no interior da escola. Informaram também que a frente do prédio como os muros serão reforçados em sua altura e com rede se arame, tipo concertina. “Em nosso caso também estamos sempre em contato preventivo com a unidade da Brigada Militar localizado em frente à escola. Mas, além dessas iniciativas próprias do nosso colégio, é fundamental que sejam criadas políticas públicas locais de segurança escolar, que possam ser replicadas em todas as regiões da cidade, para que possamos garantir a integridade de todos os estudantes alvoradenses”, afirmaram os dirigentes do Grupo Êxito.