A partir de denúncia anônima, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) identificou, na tarde de segunda-feira (24), um veículo que estaria se deslocando para buscar grande quantidade de entorpecentes em local não conhecido.
Iniciou ali uma perseguição à distância até o município de Gravataí, em Morungava, onde foi possível aos PMs observar claramente dois homens transferindo sacolas de um veículo GM/Montana para um Fiat/Cronos. A certa distância dos veículos havia uma mulher abrindo as sacolas e aparentemente conferindo o material: tijolos. Foi quando a guarnição decidiu realizar a abordagem. O veículo estaria trazendo o carregamento do Rio de Janeiro.
Os três presos em flagrante e apreendidos 145 tijolos de uma substância semelhante à maconha, totalizando aproximadamente 109 kg, além de três veículos recolhidos (havia um Fiat/Uno no local), dois celulares, um rádio Baofeng, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e placas de carro.
Os suspeitos, todos com antecedentes criminais, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí para registro da ocorrência.