Dando início às comemorações do 07 de setembro, chegou a Alvorada na última semana, a centelha do “Fogo Simbólico da Pátria”, que em sua 86ª edição em solo gaúcho simboliza o patriotismo do povo brasileiro, permanecendo no município até o Dia da Independência, na próxima quinta-feira.
A chama surgiu em 1937, quando um grupo de patriotas gaúchos buscou um símbolo que pudesse representar o “ardor cívico” do Rio Grande do Sul, escolhendo assim o fogo para simbolizar a chama que a alimenta, os valores da nacionalidade, proporcionando assim, a reflexão sobre o amor a pátria e a importância dos símbolos nacionais. Além disso, o calor do fogo transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.
A cerimônia de entrega da centelha aconteceu na quinta-feira (24), em frente à Prefeitura com a presença do Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Major Ivan; do subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista (RT), Jair Martins; secretária Municipal de Comunicação e Relações Institucionais, Neusa Abruzzi, demais secretários municipais, vereadores Alexandre Espeto, Beto Goleiro e Marquinhos, membros do Movimento Tradicionalista e comunidade.