O Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no Brasil em 30 de janeiro, foi lembrado em evento organizado pelos professores alvoradenses Denilson Reis e Paulo Kobielski, fanzineiros e fundadores do Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ), ocorrido no auditório da Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos de Alvorada (SIMA).
A data homenageia Angelo Agostini, cartunista que, em 1869, publicou a primeira história em quadrinhos brasileira “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte” e é comemorada desde 1984, por iniciativa da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), entidade que organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.
Gibifest
Em Alvorada, este encontro acontece desde 2015, reunindo artistas que produzem histórias em quadrinhos, desenhistas, roteiristas e amantes dessa arte. Quanto ao local, já faz parte da rotina do amantes de quadrinhos em Alvorada. É no SIMA que acontece anualmente o Gibifest, evento voltado para a promoção do mundo dos quadrinhos, fanzines e cultura pop.
Na oportunidade, em nome da diretoria do SIMA, Marines Rodrigues anunciou a data do 7º Gibifest: 18 de agosto deste ano.
Entre os presentes, destaque para o quadrinhista Pablito Aguiar autor de livros biográficos a partir de quadrinhos, sendo o mais recente “Conversas em Porto Alegre” – publicado pela Brasa Editora, onde apresenta entrevistas com personagens conhecidos e anônimos da capital gaúcha.
Também participou Diego Brandão, professor Educação Básica e mestre em ensino de Geografia. Apaixonado por histórias de quadrinhos (HQs), participa desde 2020 do canal Ministério dos Quadrinhos.
Fonte: SIMA