No ano em que comemoramos os 180 anos da proclamação da República Rio Grandense, o tema escolhido para os Festejos Farroupilha foi “República das Carretas”.

A apresentação do tema definido após a deliberação de 22 de outubro de 2015 pela comissão dos festejos, foi realizada durante o 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, de 08 a 10 de janeiro em Bento Gonçalves, pelo presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) Luis Vinicius Brum.

O Centro de Projeções Folclóricas O Tempo e o Vento estará promovendo um encontro muito importante e esclarecedora sobre os Festejos Farroupilha de 2016, em 21 de julho, nas dependências do galpão de eventos do CTG Amaranto Pereira, rua Celso Antonio Lemes da Silva, 520, Jardim Algarve.

A palestra que será ministrada por Rogério Bastos, pessoa com vasto conhecimento sobre o tema. Portanto, o CPF O Tempo e o Vento convida todas as entidades tradicionalistas de Alvorada e arredores, juntamente com seus Departamentos Culturais e demais Departamentos para que possam esclarecer dúvidas pertinentes ao tema.

Estamos nos aproximando do maior evento em comemoração à nossa cultura, e tenho certeza que esta palestra será de grande relevância para as entidades que estão se preparando para o desfile do dia 20 de setembro, quando montarão seu desfile conforme os tópicos abaixo relacionados.

Os tópicos de abordagem, e que deverão inspirar as atividades de instituições ligadas ao tradicionalismo em todo Rio Grande do Sul, são 10:
1 – República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos);
2 – Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação;
3 – A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival;
4 – A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini;
5 – Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários;
6 – A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense;
7- A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos;
8 – A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense;
9 – O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades;
10 – Ressurge a República com a Proclamação no Brasil, em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros.

Foto: Patrão Daniel Raup e Alexandra – Casal de Patrões do CPF o Tempo e o Vento