Sisu oferece quase 40 mil vagas em mais de 50 universidades | Foto: Alexandra Martins/UnB Agência/OA
Sisu oferece quase 40 mil vagas em mais de 50 universidades | Foto: Alexandra Martins/UnB Agência/OA

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação já recebeu mais de 1,1 milhão de inscrições até a noite desta quarta-feira. O número de candidatos inscritos supera os 570 mil.

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso, concorrendo a 39.724 vagas em 54 instituições de ensino, e as inscrições podem ser feitas até amanhã.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do sistema. Para participar, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

• Passo a passo: Saiba como fazer sua inscrição

O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa, em substituição ao vestibular tradicional. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.

O resultado definitivo da primeira chamada será divulgado na segunda-feira. Os convocados farão a matrícula nos dias 21, 24 e 25 de junho. O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.

Os selecionados com base na segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, em 1º de julho.

Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho.

Os candidatos devem conferir a oferta de vagas na página do Sisu na internet.

Fonte: Agência Brasil