Omunicípio de Alvorada, conhecido e reconhecido como umas das cidades em que mais atletas despontam em quadras de futsal do Estado, estava há muito tempo sem uma representatividade nesse esporte.

Na década de 90, o auge do esporte municipal foi alcançado com a grande equipe do Santos, que na época, apresentou para o Estado grandes salonistas, como Breninho e Guti, que mais tarde rodaram por equipes Rio Grande a fora. No entanto, a modalidade foi esquecida e perdeu-se o rumo da carruagem ao longo dos anos.

Não tenho dúvida nenhuma que a falta de capacidade de gestão, unida ao mínimo investimento de empresários locais e a capacidade de captação de patrocínios também foram os responsáveis pelo demanche e pouco crescimento do esporte por essas bandas.

As fracas competições, precárias estruturas, falta de investimento da gestão pública e a  insegurança são fatores preponderantes para o quase óbito do esporte na cidade, sem contar também, que não tínhamos uma equipe que, ao representar a cidade, resgatasse o sentimento do torcedor, como em outrora com a equipe Santista.

Mas isso mudou, ou está mudando, e com uma certa velocidade, o que agrada, me deixa feliz e esperançoso de um futuro ainda mais promissor.

No ano de 2011 alguns amigos apaixonados pelo futsal, deram inicio talvez à retomada do esporte. Com projeto sério e competente, montaram o ABV Futsal (Associação Bela Vista) que por dois anos representou o município em competições organizadas pela FGFS (Federação Gaúcha de Futsal), chegando a ser vice campeão da Copa dos Campeões no ano de 2012.

ABV-futsal-alvorada-rs

A partir desse momento Alvorada voltou a ser vista de uma outra maneira, agregando apoiadores, patrocinadores e novos sonhadores, como os que estão hoje a frente  do SER Alvorada Futsal, que foi uma união de outros clubes com o antigo ABV.

Essa unificação, alinhada e tendo em vista sempre o alto nível profissional tanto da equipe quanto da parte diretiva, resultou no título gaúcho de futsal série bronze, que assim devolveu Alvorada ao cenário do futsal gaúcho e, de vez, cativou e conquistou o torcedor, fazendo de sua quadra uma verdadeira “TOCA DO LEÃO”.

Falando em torcida, o povo alvoradense proporciona um espetáculo nos jogos de futsal, no Ginásio da Faculdade São Marcos. Em média de 700 pessoas empurram o tempo todo a equipe, com músicas e gritos de ordem para os atuais campeões gaúchos da Série Bronze.

torcida-ser_alvorada-alvorada-RS

Um verdadeiro espetáculo!

Em tempo:
É oportuno relatar que essa equipe é formada, na sua maioria, por atletas alvoradenses que por muito tempo representaram equipes de cidades vizinhas à nossa, como Véffo, Marciel e Guga, conquistando, inclusive, títulos estaduais para Cachoeirinha e Guaíba.

O futsal no âmbito municipal
Seguindo na linha do ressurgimento e do sucesso, mais um fato me deixa feliz. A AFA (Associação Futsal Alvoradense), com uma nova direção e concepção, vem fazendo sucesso no município com uma competição de clubes municipais na Escola Êxito.

O que mais me chama atenção é, sem dúvida nenhuma, a organização do campeonato. Com equipes fortes, jogadores de alto nível e acostumados a disputas estaduais e regionais, só valoriza e credencia a competição a entrar de vez no calendário dos clubes, tanto de Alvorada quanto da região metropolitana.

WhatsApp-Image-20160518 (5)

Estão na linha de frente do campeonato, clubes como Portugal FC Alvorada, Rabelo Alvorada, Boca JR entre outras equipes, que envolvem jogadores tanto de Alvorada, quanto da região. Toda essa estrutura é presidida por Alexandre Junior, novo mandatário da Associação.

Que o futsal Alvoradense não pare de crescer e que cada dia mais venham investidores para este esporte tão lindo de se assistir e jogar.