Galpões receberam últimos retoques na sexta-feira | Foto: Jonathas Costa

A chegada da Chama Crioula e o show da banda Pealo Campeiro abrem oficialmente domingo, dia 7, as atividades do Acampamento Farroupilha de Alvorada. Ao longo de duas semanas os visitantes terão a oportunidade de conhecer o melhor da cultura gaúcha dividia entre os 46 piquetes instalados na praça João Goulart, que passará a conviver com uma rotina de shows, atividades esportivas, gincanas e bailes.

A cerimônia de abertura, prevista para às 17h, deverá atrair mais de 20 mil pessoas. A programação segue até o dia 20 de setembro, data do Desfile Farroupilha.

Desde a segunda quinzena de agosto, quando iniciou a montagem dos piquetes, o cenário da praça vem se transformando. Agora, o lenço, o chapéu, a bombacha, os peões e as prendas, o chimarrão e o churrasco tomaram conta do espaço. A edição de 2014 do Acampamento Farroupilha conta com 46 piquetes, entre eles nove de CTGs da cidade, que estarão difundindo e expandindo a cultura gaúcha.

A praça de Alimentação conta com espaço para lanches e churrascaria. “Além disso, temos o chamado Dia da Culinária, uma competição envolvendo os piquetes do acampamento”, explicou um dos coordenadores do espaço, Arlei de Ávila. Segundo ele, cada piquete é responsável pela montagem do seu galpão, o que dá um toque especial a cada um deles. “Cada um encontrou uma forma de destacar o seu galpão, dando um toque especial, personalizando o espaço”, salientou Arlei, que disse ainda que eles abrem às 8h e não têm hora para fechar.

Segurança garantida aos visitantes
De acordo com o regulamento, cada piquete teve de instalar banheiro químico para seu uso. A medida, segundo o coordenador, foi a forma encontrada de diminuir a aglomeração em dias de muito movimento. “Isso vai evitar aquelas filas imensas na área junto aos banheiros destinados aos visitantes”. Arlei disse ainda que duas ambulâncias ficarão à disposição, uma delas localizada na saída do Acampamento e outra na área central, próxima ao palco.

A Brigada Militar fará a segurança externa do acampamento, ficando os CTGs e piquetes responsáveis pela segurança interna. O ônibus da Brigada Militar estará estacionando no local podendo atender emergências e fazer boletins de ocorrência. “São medidas importantes, já que diariamente circulam pelo acampamento três a quatro mil pessoas”, salientou Arlei.

A programação conta ainda com atividades esportivas como bocha, truco e tava, além de gincanas organizadas pelo Galpão Cultural. A programação de shows é intensa com apresentações de grupos locais, além de artistas consagrados como Luiz Marenco, que tem show previsto para a quarta-feira, dia 17, e finalizando com João Luiz Correa, dia 20, após o desfile temático.

Todos os piquetes foram inspecionados pelo Corpo de Bombeiros | Foto: Jonathas Costa
Todos os piquetes foram inspecionados pelo Corpo de Bombeiros | Foto: Jonathas Costa

Piquetes liberados pelos bombeiros
O Corpo de Bombeiros vistoriou os piquetes do Acampamento Farroupilha de Alvorada na tarde de sexta-feira, dia 5. Todos foram liberados. A fiação elétrica, instalada por cima dos galpões e com proteção externa em toda a sua extensão, foi elogiada pela coorporação.

Fonte: Josélia Sales / O Alvoradense