Pesquisas indicam campanha acirrada

Corrida eleitoral está acirrada segundo indicam pesquisas| Fotos: Antonio Cruz / Agência Brasil / OA
Corrida eleitoral está acirrada segundo indicam pesquisas| Fotos: Antonio Cruz / Agência Brasil / OA

Duas pesquisas eleitorais divulgadas na quarta-feira, dia 3, indicam que Dilma Rouseff (PT) e Marina Silva (PSB) estão tecnicamente empatadas pela corrida presidencial no primeiro turno.

No levantamento do Datafolha (00517/2014) , Dilma tem 35% e Marina 34%. Já para o Ibope (00514/2014), a petista soma 37% seguida da pessebista que tem 33%. Aécio Neves (PSDB) apresenta 14% e 15% em cada uma das pesquisas. Ambas as amostragens foram encomendadas pela Tv Globo e o jornal Folha de S.Paulo.

Os dois institutos apontam vitória de Marina em um provável segundo turno com Dilma, de 46% a 39%, segundo o Ibope, e 48% a 41%, conforme o Datafolha. Para os petistas, os resultados foram positivos, já que indicaram uma freada no avanço de Marina nas pesquisas. A orientação é para intensificar as campanhas.

Debate
A semana também foi marcada pelo segundo debate entre os candidatos, promovido pelo SBT na segunda-feira, dia 1º. O encontro acabou polarizado entre Dilma e Marina, que fizeram perguntas diretas e confrontaram os programas de governo.

Expointer
Apesar de impedir a campanha política dentro do Parque, a Expointer recebeu Marina, Dilma e Aécio na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5. Marina buscou refazer a imagem com o agronegócio e Dilma participou da abertura oficial como chefe de Estado.

Foguete com etanol

Foguete brasileiro abastecido de etanol foi lançado para o espaço na segunda-feira | Foto: Aeronáutica / OA
Foguete brasileiro abastecido de etanol foi lançado para o espaço na segunda-feira | Foto: Aeronáutica / OA

Foi lançado na noite de segunda-feira, dia 1°, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, o primeiro foguete brasileiro com motor a propelente líquido.

Todos os requisitos técnicos de sucesso da missão foram atingidos, segundo o Instituto de Aeronáutica e Espaço(IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, coordenador da operação.

Recomendado o fim da revista íntima
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomendou, em resolução publicada na terça-feira, dia 2, no Diário Oficial da União, o fim da revista íntima nos presídios brasileiros, considerada uma prática “vexatória, desumana ou degradante”.

O órgão pede o fim do desnudamento, da introdução de objetos nas pessoas revistadas, dos agachamentos ou saltos e do uso de cães ou animais farejadores durante o procedimento.

A resolução não tem força de lei, mas deverá orientar as autoridades penitenciárias estaduais a acabar com os procedimentos de revista vedados pelo conselho.

Emater prevê safra de verão recorde
O RS deverá ter aumento de 1,49% na área a ser plantada durante a safra de verão 2014/15. O levantamento sobre intenção de plantio da safra foi apresentado na segunda-feira, dia 1º, pela Emater, na Expointer.

No total semeado com as culturas, a área cultivada chega a 7,187 milhões de hectares. No ano passado era 7,081 milhões. Nessa área, devem ser produzidos, conforme os prognósticos, 27,65 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 2,8% em comparação à safra histórica, obtida em 2013.

Quarta faixa da Freeway

Quarta faixa deve estar concluída em 2015 | Foto: Concepa / OA
Quarta faixa deve estar concluída em 2015 | Foto: Concepa / OA

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, garantiu na quinta-feira, dia 4, na Capital, que o Governo Federal vai se responsabilizar pelos R$ 160 milhões necessários para a conclusão da quarta faixa da Freeway (BR 290), entre Porto Alegre e Gravataí.

Fonte: O Alvoradense