O Outubro Rosa, evento que reforça a importância da prevenção ao câncer de mama, está mobilizando ações de alerta e combate à doença, com a realização de atividades pelo mundo todo.

Em Alvorada, as ações coordenadas pelo Gabinete da Primeira Dama e Coordenadoria da Mulher e com a presença do Instituto de Mama (Imama), Grupo de Apoio Amanhã sem Câncer, da empresa Avon, da escola Universitário e secretaria municipal de Saúde (SMS) foram realizadas na Praça Leonel Brizola, em frente a Prefeitura, na tarde da quarta-feira. O local contou com a presença de uma unidade móvel da SMS que realizou exames de mamas (palpação) e o encaminhamento de 65 mamografias.

Como palestrantes, estiveram presentes as integrante do Imama, Irene Mendoza e Lorena Mendonça, que falaram sobre a saúde da mama. Acompanhando-as, Maria Romero (divulgação). Também participaram do encontro o prefeito Carlos Brum,a primeira-dama, Rejane Brum, e representantes do Grupo de Alerta Amanhã sem Câncer que fizeram relatos de suas experiências com o câncer. Para quem quisesse, o Universitário realizou medição de pressão e ainda houve o sorteio de brindes, por parte da Avon.

Sobre a doença, cerca de 90% dos casos não são hereditários e, em dois meses, o tumor pode dobrar de tamanho, reduzindo consideravelmente a possibilidade de cura. Rejane Brum lembra que as mulheres devem estar sempre vigilantes e fazer mamografia anualmente, o auto- exame das mamas, mensalmente e, em caso de detecção de qualquer anormalidade, procurar urgentemente um médico, pois 95% dos casos tem cura se forem diagnosticado e tratado com agilidade.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que ocorre desde 2008 na cidade. A sede do Imama fica na Rua Ramiro Barcelos, 850, Porto Alegre.

Fonte: O Alvoradense