Dois apagões em dezembro deixaram os alvoradenses sem energia por horas | Foto: Arquivo / OA
Dois apagões em dezembro deixaram os alvoradenses sem energia por horas | Foto: Arquivo / OA

As constantes falhas em alimentadores e sistemas de distribuição da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) fizeram a Agência de Estadual de Serviços Públicos (Agergs) abrir, esta semana, um processo administrativo para avaliar o serviço da CEEE. A empresa deverá prestar esclarecimentos sobre o fornecimento de energia elétrica em Porto Alegre, Região Metropolitana  e Zona Sul do Estado. 

Após a apresentação do gerente de Regulação da CEEE, Flavio Costa Silveira, acompanhado dos técnicos do órgão, o conselheiro presidente da Agência Carlos Martins, destacou a insatisafação com as constantes falhas na distribuição de energia.

“Assim como a população, não estamos de acordo com os problemas cada vez mais constantes na área de atuação da CEEE, principalmente na região Metropolitana e Zona Sul do Estado”, lamentou Martins.

Apenas em Alvorada nos últimos meses dois apagões deixaram a cidade inteira no escuro por horas e,mesmo, depois da afirmação da estatal de realizar investimentos na rede da cidade as quedas de luz são constantes. Em vários bairros, desde o começo da onda de calor que atingiu o Estado, a luz falta diariamente.

O conselheiro vice-presidente da Agergs, Ayres Apolinário, reconheceu o aumento no volume de investimentos por parte da Companhia, mas salientou que a energia é um bem vital para as pessoas e não deve ter seu fornecimento interrompido por tantos dias.

“É inaceitável que a distribuição tenha problemas diariamente, o que é agravado pelo forte calor que todos nós estamos sofrendo nessas últimas semanas”, afirmou Apolinário.

A Agergs abriu processo administrativo, que passará por avaliação do corpo técnico da instituição e, após conclusão do parecer, será enviado para votação do Conselho Superior. “A possibilidade de multa não está descartada”, concluiu Carlos.

Gaúchos podem denunciar à Agência problemas com o fornecimento
Em momentos de falta de energia elétrica o que mais decepciona os usuários é a falta de contato com a estatal. Reclamações de que é quase impossível contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor da CEEE são constantes. Porém o que muita gente não sabe é que pode efetuar as reclamações por inoperância do serviço diretamente com a Agência.

Para denunciar a inoperância ou inexistência de algum serviço estadual pode-se entrar em contato diretamente com a ouvidoria da Agergs no telefone 0800 727 0167 ou e-mail ouvidoria@agergs.rs.gov.br.

Em novembro de 2013 a CEEE anunciou um investimento de até R$15 milhões na restauração da rede da cidade até 2015.

Fonte: O Alvoradense