Programa distribui primeira habilitação gratuitamente para pessoas de baixa renda | Foto: Divulgação/OA
Programa distribui primeira habilitação gratuitamente para pessoas de baixa renda | Foto: Divulgação/OA

Os candidatos que tiveram a inscrição homologada para o programa CNH Social e não foram sorteados terão uma segunda oportunidade. O Detran/RS realiza um novo sorteio para as 714 vagas restantes da primeira chama, por desistência ou inadequação aos critérios exigidos pelo programa.  O edital que define as regras para este novo sorteio foi divulgado ontem (11) no Diário Oficial do Estado.

Segundo o edital com as regras do novo sorteio as vagas remanescentes mantém a mesma destinação do primeiro.  Serão 236 vagas para a primeira habilitação (60 delas destinadas às cotas para negros); 96 para adição de categoria (22 para negros) e 382 para mudança de categoria, destas 333 para categoria D (ônibus) e 49 para categoria E (veículos articulados).

Em caso de não preencimento das vagas de cotas por falta de candidatos, as vagas serão destinadas aos demais candidatos. Se mesmo após esse remanejamento não ocorrer o total preenchimento das vagas de mudança de categoria estas serão revertidas para primeira habilitação.

A seleção desta segunda fase do programa será feita, novamente, através de sorteio com coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). O sorteio será em duas etapas. A primeira, para reserva de vagas, acontece em 20 de fevereiro, e a segunda, para processo seletivo geral, no dia 24. A lista final dos classificados será divulgada em 25 de fevereiro.

Os candidatos selecionados nessa segunda chamada devem se encaminhar ao CFC onde fizeram a inscrição, no período entre 25 de fevereiro e 04 de abril, para abrir o processo de habilitação, conforme o serviço e a categoria escolhidos.

Fonte: O Alvoradense