Inverno será aida mais rigoroso em toda a região Sul| Foto: Marília Sutil/ Prefeitura de Urupema / Fotos Públicas / Arquivo / OA

A estação mais fria do ano, que já está se apresentado no Rio Grande do Sul há várias semanas, inicia oficialmente às 19h34 desta segunda-feira (20), com o chamado solsísticio de inverno.

O ano de 2016 não teve outono no Estado, onde se passou do verão direto para as baixas temperaturas. Prova é que no início de abril foram registradas temperaturas de 30 a 35ºC, sendo que no final do mesmo mês uma forte massa de ar polar chegou à região com mínimas não registradas nos últimos 50 anos e que perdura há cerca de 50 dias. No total o Estado já soma 24 dias com registro de temperaturas negativas este ano, enquanto que em 2015, no total, foram 15 dias de frio intenso.

Contudo, baseado na temperatura de anos anteriores, é improvável que tenhamos mais 50 ou 60 dias de frio. O certo é que ainda acontecam dias de frio intenso a extremo, mas intercalados com dias e períodos amenos e quentes.

Tivemos o maio mais frio desde 1988 e agora o junho entre os mais frios já registrados no Estado. A previsão, ainda, é que no restante do inverno tenhamos uma estação bem menos chuvosa que 2015.

Fonte: O Alvoradense / Com informações da MetSul