Aluna alvoradense é selecionada no Prêmio Espantaxim 2020/21

Somente os textos de Cecília e de um aluno de Viamão foram escolhidos em todo o Estado

Ilustração: Reprodução / OA

Voltado a alunos entre sete e 13 anos, com o objetivo de despertar o interesse de crianças e adolescentes pelo universo da leitura e escrita. Este é o Prêmio Espantaxim, que em seu VI Concurso Nacional Literário Infantil 2020/21, selecionou a redação da aluna Cecília Moraes da Rosa, 10 anos, estudante da Escola Estadual Vale Verde, bairro Piratini.

Entre milhares de estudantes de todo o país somente ela e um menino de Viamão passaram pela etapa de seleção no Rio Grande do Sul, em um total de 246 textos.

Esta edição, que só agora foi concluída, foi lançada no princípio de 2020 e prejudicada pela pandemia do Covid-19 e o lockdown das escolas, que tiveram que se reorganizar e adaptar suas aulas e atividades para o formato remoto.

Segundo a idealizadora do concurso Dulce Auriemo, os organizadores tiveram que prorrogar as datas para a entrega dos trabalhos e a estenderam até 8 de dezembro de 2021, para não prejudicar os participantes. “A cada edição cresce a participação de escolas e crianças, mas com a pandemia o cenário era outro. Entretanto, apesar das dificuldades recebemos o surpreendente número de 3.300 trabalhos. A todos os premiados e participantes vale o incentivo para que continuem a fazer da leitura e escrita parte integrante do seu dia a dia”, afirma Dulce.

As obras contemplam 76 escolas públicas e privadas, de 42 cidades e 15 estados brasileiros. A VI Antologia do Prêmio Espantaxim 2020/21 contará com a publicação dos textos de 41 vencedores, os quais incluem três destaques — poesia, criatividade, originalidade e 205 selecionados.

Próximas etapas

Após uma criteriosa leitura e avaliação da Comissão Julgadora, 246 obras foram escolhidas. E o total de 41 vencedoras e 205 selecionadas vão compor a VI Antologia do Prêmio Espantaxim 2020/21.

Além de terem seus trabalhos publicados na VI Antologia – livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores e, também, as versões digitadas, após uma revisão – os vencedores do Concurso recebem o Troféu Espantaxim, especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado aos pequenos escritores, e a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim.

Na cerimônia de entrega do VI Prêmio Espantaxim todos os premiados, vencedores e selecionados, receberão três exemplares da VI Antologia e também o exclusivo boneco do personagem Espantaxim – mascote do Prêmio.

A cerimônia deverá ser realizada ainda em 2022, em São Paulo (SP), em data e local a serem definidos.

Cecília

A história contada pela aluna alvoradense, Cecília, na categoria Redação, foi baseada nos botos de Imbé ‘Um Verão Mágico’. “Aquelas histórias dela que gosta de imaginar”, comenta orgulhosa a mãe da menina, Daiane Moraes.