Quase 100 crianças do Alice de Carvalho assistiram a Ospa no Salão de Atos da UFRGS | Foto: Divulgação / OA

Desde 2003 a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza um projeto de inclusão e iniciação musical para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino do Estado. O Poema – Projeto Ospa de Educação Musical Aplicada – visa difundir a música de orquestra nas escolas e promover o aprimoramento musical e pedagógico dos professores. O Poema promove concertos especiais, os Concertos Legais, para que as escolas tenham contato com a música erudita.

No dia 10 de maio aconteceu a 2ª edição dos Concertos Legais, entre os 1,5 mil alunos da rede publica de ensino estavam as crianças que participam do Mais Educação da Escola Alice de Carvalho. A escola que tem a oficina de música coordenada pela professora Genaína Lemes da Silva.

De acordo com a coordenadora do Mais Educação do Alice de Carvalho a professora Lisiane Biscaíno Guedes o projeto é importante ara desmistificar o conceito de que a musica erudita é algo distante das crianças de Alvorada “tiveram a oportunidade de vivenciar estas atividades na escola e de assistir ao Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a maioria das crianças identificou trechos de obras que são usadas em desenhos animados e comerciais na televisão”, afirma.

 

Fonte: O Alvoradense