Alunos do Castro Alves participam de projeto ambiental

Objetivo é levar os jovens a pensar sobre o descarte correto de lixo e resíduos

77
Foto: Seduc / Divulgação / OA

Cerca de 300 alunos do Ensino Média da Escola Estadual Antônio de Castro Alves participam do projeto Consumo Consciente, quando são desafiados a pensar em formas de descarte de lixo e resíduos.

A ação de sustentabilidade é organizada pela professora Camila Morano da Conceição e cada grupo escolhe um assunto específico dentro do tema para desenvolver ações práticas. Os tópicos decididos variam desde a utilização de produtos vendidos em refil até a arrecadação de roupas. Os alunos tem até o fim do ano para finalizar o projeto, quando produzirão um artigo científico para a disciplina de Linguagem na Construção de Projetos.

“Em aulas sobre sustentabilidade, procuro fazer com que os estudantes pensem como cidadãos a questão do consumo consciente. Eles trouxeram depoimentos sobre ações que a família fazia em prol do meio ambiente, como a utilização de ecobags e caixas em supermercados em vez de sacolas plásticas. Passei a ensinar, então, sobre a importância do cuidado com os resíduos e da reciclagem. Surgiu a ideia de criamos oficinas que misturassem as experiências dos alunos com a temática da aula. Me sinto muito realizada como professora”, explicou a professora Camila.

A escola possui cerca de 20 galões de água decorados distribuídos pelo local para a coleta de tampinhas de garrafa pet. O intuito é doá-las para uma ONG que realiza a castrações em animais de rua. Caixas para o armazenamento de garrafas de óleo e outros materiais como cartelas de remédios vencidos e pilhas também estão disponíveis. “O trabalho realizado foi muito relevante, pois nossos alunos puderam aprender a reciclar, a se reinventar e como cuidar do meio ambiente”, conta o diretor da escola André Lunkes.

Fonte: Seduc RS