Foto: Ane Soares / Arquivo / OA

Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão assinaram no sábado (9) acordo de cogestão para o modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Estes municípios pertencem à Região 10 do mapa definido pelo Governo do Estado para o monitoramento da pandemia do novo coronavírus.

A partir de publicação de Decreto, os municípios poderão utilizar as regras da bandeira imediatamente mais branda àquela em que se encontram, que no momento é bandeira vermelha.

Entenda

Para adotar a cogestão, um município deve elaborar um plano próprio, que precisa ser aprovado por dois terços dos municípios da respectiva região indicada no mapa do modelo de Distanciamento Controlado. O documento deve ser então encaminhado ao Gabinete de Crise do Estado do RS para o Enfrentamento da Epidemia de Covid-19.

A participação de Alvorada foi confirmada pela reportagem do jornal O Alvoradense nesta segunda (11) com o Gabinete do Prefeito. O município não compareceu ao ato, realizado no Paço Municipal, no centro de Porto Alegre, o que não o impediu de integrar o grupo.