Foto: Michael Schwenk / Fotos Públicas

A Secretaria de Saúde de Alvorada confirmou o primeiro caso do novo coronavírus na cidade nesta quinta-feira (19). O caso também o primeiro a ser registrado em um município da Região Metropolitana fora de Porto Alegre.

O paciente é uma mulher de 24 anos que retornou de viagem a Portugal. Com isso, o número de infectados no Rio Grande do Sul subiu para 31. 

Segundo a secretaria, os sintomas surgiram no dia 12 de março, quando ela também iniciou o isolamento domiciliar. Uma equipe da vigilância epidemiológica fez a coleta do exame e tem realizado o monitoramento da paciente, cujo quadro de saúde é estável.

A secretária municipal de Saúde, Neusa Abruzzi, realizou hoje um pronunciamento pelas redes sociais da prefeitura para garantir que não há motivo para pânico, mas reforçou o apelo para que as pessoas ficam em casa. “Pedimos a toda sociedade que neste momento evite aglomerações e faça o afastamento social. Fiquem em casa. Tenham hábitos de higiene. Procurem se prevenir.”

Correção: A paciente está em isolamento domiciliar há 8 dias, e não 18 conforme foi divulgado.

Publicado por Prefeitura de Alvorada em Quinta-feira, 19 de março de 2020

A cidade já suspendeu as aulas na rede municipal e ontem o prefeito José Arno Appolo do Amaral assinou um decreto intensificando as medidas restritivas na cidade. A distribuição de merenda escolar, inicialmente implementada pelo município mesmo com a suspensão das aulas, foi cancelada devido a baixa procura. A educação infantil terá que encerrar as atividades a partir de amanhã.

Bares, casas noturnas, boates e pubs foram fechados e restaurantes e pizzarias podem funcionar com metade da capacidade. As repartições públicas passaram a funcionar com horário reduzido na cidade, com exceção das secretarias de Saúde e Segurança. A realização da tradicional Feira do Peixe e do Chocolate também foi cancelada.

O caso confirmado em Alvorada ainda não está no balanço da Secretaria Estadual de Saúde, que pela tarde de hoje já havia contabilizado 30 pacientes com a Covid-19 no Rio Grande do Sul.