Foto: Soldado Albarello / BM / Arquivo / OA

Dentro do ranking dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (R10 do Mapa do Distanciamento Controlado do Estado) Alvorada é o que mais aplicou as doses recebidas desde o início da campanha de vacinação, com o percentual de 91,5%, demonstrando a eficácia do trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo a secretária Neusa Abruzzi, da Saúde, são mais 68.900 alvoradenses que receberam a 1ª dose e 21 mil completamente imunizados, ou seja, com as duas doses.

Outro ponto positivo é que Alvorada está entre os quatro municípios da Região Metropolitana que conseguiram regularizar calendário da 2ª dose da Coronavac. As outras cidades com o esquema vacinal em dia são Canoas, Guaíba, e São Leopoldo.

Contudo ainda há pessoas que não procuraram o Centro de Vacinação. Para estes há cerca de 500 doses reservadas, o suficiente para a 2ª dose faltante, incluindo gestantes e puérperas.

Vacina Pfizer

A partir da próxima semana inicia a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) com vacina da Pfizer. As doses chegam ao município na segunda-feira (31) e devem ser ministradas durante a semana, pois esta vacina tem prazo menor de validade após sair das câmaras de baixa temperatura.

Diferente dos outros grupos, parte das pacientes serão vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do seu bairro, pois além dos documentos normalmente exigidos (Cartão SUS atualizado, CPF, documento com foto e comprovante de residência) é necessário apresentar uma prescrição compartilhada (em que médico e paciente assinam de comum acordo), além da Carteira de Gestante. A ideia é facilitar o acesso ao documento na UBS em que é feito o pré-natal. Ali será emitido o laudo médico e também a vacina. O horário será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (confira o cronograma abaixo).  

Caso não consigam comparecer na data marcada, é possível se apresentar no Centro de Vacinação, munidas do documento. Lembrando que a vacinação de gestantes não é obrigatória.

Quanto às que já fizeram a 1ª dose com outra vacina, devem aguardar 45 dias após o parto para receber a 2ª dose.

Cronograma para a Pfizer:

Terça-feira nas UBSs

Manhã – Cedro, Campos Verdes, Santa Clara e Umbu

Tarde – Algarve, Porto Verde e Intersul

Quarta-Feira nas UBSs

Manhã – São Francisco, Nova Alvorada e Tijuca

Tarde –  Jardim Alvorada, Stella, Aparecida e Piratini

Sexta (Ginásio Municipal)

Manha – Nova Americana, Americana e Maringá

Tarde – Formoza e SIM

Centro de Vacinação

E segue a vacinação de pacientes com comorbidades e dos com deficiência permanente, que possuam ou não BPC, além dos idosos que ainda se vacinaram.

Alvorada já concluiu os grupos de funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade (regime semi aberto), pessoas em situação de rua e iniciou com os professores, que estão sendo chamados gradativamente, conforme a chegada das doses.

Conforme a secretária Neusa, assim que for aprovado o cronograma pelo Ministério da Saúde, passarão a ser chamados os alvoradenses por idade, a partir dos 59 anos.

O Centro de Vacinação funciona no Ginásio Municipal Tancredo Neves, avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290. Quem puder participar da campanha Vacinação Solidária, é só doar um quilo de alimento não perecível no local.

- PUBLICIDADE -