Foto: Reprodução / OA

Assim que chegarem as vacinas contra a Covid-19, Alvorada inicia o seu Plano Municipal de Vacinação. A garantia foi dada na manhã desta quinta-feira (14) pela secretária Neusa Abruzzi, de Saúde, durante transmissão ao vivo em rede social, acompanhada de Adriana Parisotto, diretora técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

A previsão do Ministério da Saúde de iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19 na próxima semana, levou a equipe técnica alvoradense a planejar as estratégias para o município, baseada no plano nacional e estadual de imunização, que devem ser concluídos até domingo, informa a secretária.

Contudo, ela salienta que o início da imunização em Alvorada depende do planejamento de entrega das doses dos governos Federal e Estadual. “Fiquem atentos às redes sociais e jornais do município. Serão publicadas as datas assim que chegarem as vacinas”, garantiu Neusa.

Ela informou que quando aos insumos, as seringas são fornecidas pelo Governo do Estado e a Prefeitura se organizou para que os demais, como algodão, fita… não faltem.

Quanto aos prioritários para a vacinação, lembrou que os primeiros serão os profissionais da saúde, por serem linha de frente e em seguida demais grupos. “Não será toda a população a ser imunizada imediatamente”, ressaltou. Então é importante a comunidade manter os cuidados de higiene, distanciamento, lembrando que o vírus segue circulando, mesmo após a vacinação.

Ainda durante a transmissão, as representantes da Saúde de Alvorada lembraram que o Centro de Saúde, assim como os Unidades Básicas, segue atendendo os sintomáticos e que o monitoramento por telefone dos que testaram positivo, também vai permanecer acontecendo.

Uma nova transmissão deve acontecer na segunda-feira (18), com novas informações sobre o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.