Dados da Secretaria de Saúde de Porto Alegre indicam que a Gripe A está avançado pelo Estado. Na Capital foram confirmados quatro casos. Em Alvorada os dados indicam que foram confirmados dois quadros da doença. Um deles, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), é um bebê de sete meses do sexo feminino.

No Estado, já são 52 ocorrências da doença e nove mortes neste ano. Das 466 suspeitas encaminhadas ao CEVS, 366 haviam sido descartadas. Pacientes de pelo menos 28 cidades gaúchas já adoeceram devido à gripe A. As que registraram mais casos foram Cruz Alta (7), Santo Ângelo (5, com dois deles evoluindo para morte), Santo Antônio das Missões (4, com um óbito confirmado) e Porto Alegre (4).

Nos postos de saúde, ainda há doses disponíveis para idosos, grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas, trabalhadores em saúde e doentes crônicos com prescrição médica. O tratamento é realizado com o antiviral Oseltamivir (Tamiflu), disponível em toda a rede pública do Estado para pacientes com gripe, internados ou não.

 Medidas de prevenção:

– Higienizar as mãos com frequência;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
– Ventilar os ambientes.

 

Fonte: O Alvoradense