Foto: Palácio Piratini / Divulgação / Arquivo / OA

Nesta terça-feira (15), foram divulgados pelo Ministério da Educação os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Alvorada apresentou boa melhora na rede pública em relação aos dados de 2017, mas o Ensino Médio foi o único nível que atingiu a meta proposta. Os anos finais e iniciais do Ensino Fundamental tiveram melhora mais discreta, sem contudo atingir a meta.

Desde que os dados começaram a ser divulgados junto com as metas estabelecidas em 2007, Alvorada nunca conseguiu atingir a meta nos anos inicias do Ensino Fundamental, já nos finais a meta foi alcançada nos dois primeiros anos, 2007 e 2009. O Ensino Médio na cidade teve seu primeiro resultado divulgado na edição passada, em 2017, mas sem meta estabelecida e teve uma nota de 2,6. No resultado de hoje o Ensino Médio teve nota 3, atingindo a meta de 2,8.

Evolução do Desempenho de Alvorada no Ideb:

Fonte: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Fonte: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Ideb

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e é um dos mais importantes indicadores do nível da educação no Brasil. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).