Foto: 24 BPM / Soldado Albarello / OA

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) o webinário “O Papel do Policiamento de Proximidade no Fortalecimento das Relações Comunitárias”, uma promoção do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSPRS).

O evento online faz parte do Programa Oportunidades e Direitos (POD) e integra as atividades de monitoramento do uso da força dos territórios atendidos pelo POD, que é cofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre as cidades envolvidos está Alvorada, além de Porto Alegre e Viamão.

Foi abordada a importância do policiamento de proximidade, na perspectiva da construção de uma estratégia de policiamento orientado à resolução de conflitos, nos territórios atendidos pelo programa, cujo objetivo é aprofundar o relacionamento das polícias com as comunidades atendidas, especialmente com jovens de 15 a 24 anos priorizados pelo POD/RS, dinamizando a integração sistêmica com as demais agências municipais e estaduais envolvidas e aumentando a confiança da população no Estado gaúcho.