Foto: Arquivo / OA

O músico Carlinhos Weis é o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), órgão que foi empossado em 13 de outubro último, com a missão prioritária de concluir o processo e tornar Alvorada apta a receber a verba da Lei Aldir Blanc, um recurso destinado aos artistas locais, semelhante ao auxílio emergencial que os trabalhadores brasileiros estão recebendo do Governo Federal em tempos de pandemia.

Os trabalhos de captação do recurso, que chega a R$ 1.402.355,61, iniciaram em junho e culminaram com a assinatura, pelo prefeito Appolo, do termo de adesão que conclui o processo, ocorrido na última sexta-feira (23). A informação é do secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, José Leandro Vinade, que esteve envolvido no processo desde o seu início.

“O Conselho está atuante e, com a verba garantida, o próximo passo é a publicação dos editais”, informa Weis. Contudo, antes disso, é necessário empossar o Comitê Gestor da Aldir Blanc, o que deve acontecer nos próximos dias. Este é formado por sete representantes da sociedade civil, cinco do Governo e dois suplentes, também da sociedade civil, composto por pessoas do meio de cultura, na área da música, carnaval, tradicionalismo, audiovisual, artes…

A primeira reunião do Comitê já aconteceu, e a ata deve ser encaminhada à Secretaria de Cultura para a posse, nos primeiros dias de novembro.