Alvorada terá Farmácia Amiga das Mulheres

Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lança Campanha Máscara Roxa na região metropolitana

Ilustração / Divulgação / OA

Será lançada na região metropolitana nesta terça-feira (21), a Campanha Máscara Roxa, uma promoção do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres. Em Alvorada, as Farmácias Amigas das Mulheres serão das redes Associadas e Agafarma.

O sistema que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias, passa a contemplar mais 32 cidades gaúchas.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no Estado durante o período da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no Estado.

Lançada dia 10 de junho no RS, a Campanha Máscara Roxa, até o momento, já recebeu denúncias em 10 municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Capão do Leão, Casca, Pelotas, Pinhal, Porto Alegre, Rio Grande, Venâncio Aires e Vitória das Missões.

Uma semana após o lançamento, ultrapassou o dobro do número inicial de 600 farmácias com adesão. Hoje já são 1.314 unidades de quatro redes envolvidas, todas com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem.

Os atendentes recebem capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a Máscara Roxa,                 que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

O lançamento será virtual e conta com a presença do deputado estadual Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, de representantes de órgãos de segurança, Governo do Estado, Poder Judiciário e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha, além de proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade.

Qualquer farmácia pode aderir, possibilitando que também aquelas que não fazem parte de grandes redes participem. Interessados devem entrar em contato com o Comitê Gaúcho ElesPorElas pelo (51) 991.993.641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com

Ilustração / Divulgação / OA