Foto: Reuters / Dado Ruvic / Arquivo / OA

A Secretaria Municipal da Saúde tem realizado transmissões ao vivo ao longo das semanas atualizando a comunidade sobre o avanço do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Alvorada.

Durante as “lives” a secretária Neusa Abruzzi, a médica Adriana Parisotto e a intérprete de libras Natália Soares esclarecem dúvidas e apresentam novidades.

Na manhã desta segunda-feira (10) a informação mais relevante foi que o grupo de comorbidades se estendeu às pessoas a partir dos 35 anos, até 59. Contudo, é importante seguir o protocolo do Ministério da Saúde, que prioriza aqueles que tem quadro grave.

Seguem sendo vacinados os maiores de 60 anos, doentes renais crônicos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebês em até 45 dias), portadores de síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), obesidade com IMC igual ou maior a 40 e anemia falciforme, todos maiores de 18 anos.

Para confirmar quais comorbidades se enquadram, os alvoradenses podem entrar em contato pela SMS pelo fone (51) 3044-8711.

2ª dose

A aplicação da 2ª dose da vacina Oxford / Atrazenica acontece com normalidade, contudo apenas 1.060 doses da Coronavac serão destinadas a Alvorada esta semana.

Assim, na terça-feira (11) recebem a 2ª dose da Coronavac somente aqueles que foram imunizados até 31 de março, cuja 2ª dose estava marcada para 29 de abril, ou antes.

As datas posteriores serão chamadas conforme a chegada de novas doses, enviadas pelo Governo Federal.

O Centro de Vacinação Covid-19 funciona no Ginásio Municipal Tancredo Neves, e esta semana passa a atender entre  8h e 19h.

Vacina da Gripe

A partir de terça-feira (11) a Vacina da Gripe estará disponível para idosos, acima de 60 anos e professores. Estes deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do seu bairro.

E segue a vacinação contra gripe para gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos 11 meses e 29 dias. Importante observar o intervalo de 15 dias entre as duas vacinas (Gripe e Covid).

- PUBLICIDADE -