Programa ensina crianças os cuidados com a saúde | Foto:Elza Fiúza/ABr/OA
Programa ensina crianças os cuidados com a saúde | Foto:Elza Fiúza/ABr/OA

Foi publicada nesta sexta-feira (1º), no Diário Oficial da União, a relação de prefeituras que serão contempladas pelo Programa Saúde na Escola.

De acordo com a publicação, Alvorada é um dos municípios que estão com a documentação e informações adequadas no sistema de cadastro e, por isso, está apta a receber os recursos.

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. A iniciativa oferece atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações que estimulam a promoção da saúde e prevenção de doenças.

As ações do programa são realizadas durante o ano letivo, mas para os alunos receberem os benefícios é necessário que a escola faça a adesão. A iniciativa está entre as ações que compõem o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, o Juventude Viva.

No projeto, os estudantes aprendem como escovar os dentes de forma correta, fazem exames oftalmológicos e checam outros problemas como obesidade ou pressão alta. O trabalho é feito entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os professores das escolas.

A partir deste ano, com a participação do Programa Brasil Carinhoso, estudantes de creches e pré-escolas também vão passar pela triagem da saúde. Após as avaliações feitas durante as semanas, os profissionais de saúde fazem acompanhamento das crianças durante todo o ano letivo.

Durante a Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, cerca de 14 milhões de estudantes foram atendidos pelo PSE. No ano passado a iniciativa atendeu 7 milhões de estudantes, de 1.433 municípios, em 16,7 mil escolas.O governo pretende investir na assistência R$ 10 milhões, incrementando em 140% o gasto do ano passado, quando foram direcionados para a ação R$ 4,1 milhões.

Fonte: O Alvoradense