“Alvorando a Química” é iniciativa de uma alvoradense

Obra foi escrita por professora doutora que atua na UFRGS

309
Ilustração: Divulgação / OA

Com o objetivo de despertar a curiosidade dos jovens alvoradenses para essa ciência, foi recentemente lançado o livro “Alvorando a Química”, uma obra que conversa sobre o tema através de textos simples e atividades propostas, contando um pouco de história da Química.

A coordenadora do livro é Irene Teresinha Santos Garcia, doutora em Química e professora titular do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que conta com a participação de diversos autores. Alvoradense, estudou em escola pública e afirma saber as dificuldades do contato com as ciência, principalmente em período de pandemia.

A ideia inicial era realizar uma Feira de Ciências, que não foi possível com a chegada do novo coronavírus e a suspensão dos contatos presenciais.

“Há necessidade de despertar o interesse para essa área, tão importante para nosso País. O livro é uma singela tentativa de contribuirmos com as escolas da rede pública. A nossa ideia é sempre contribuir, nunca substituir”, pondera Irene.

Os assuntos abordados são reciclagem de plásticos, nanotecnologia, aproveitamento de energia solar, química dos cabelos, preparação de fármacos e produção de alimentos na agricultura sustentável. Conta, ainda, histórias de químicos que, apesar das condições desfavoráveis, puderam se destacar e foram importantes para a história da Química.

Por fim ela salienta que este não é um livro didático, mas um livro para “mostrar a Química no nosso dia-a-dia e, possivelmente, termos mais alguns estudantes de Química na Universidade”.

A obra, realizada com verba da Royal Society of Chemistry, através do Diversity Fund, terá a distribuição gratuita de 2.500 exemplares para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, podendo ser acessada diretamente do site da editora: https://totalbooks.com.br/alvorando-a-quimica/