Appolo e Stela não participam do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura

Evento promovido pelo Olhar TV contou com a presença dos candidatos Douglas Martello, Juliano Marinho, Junior Caminhoneiro e Valmor Freitas

492

Nesta segunda-feira (9), foi realizado na Câmara de Vereadores, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Alvorada. O evento foi promovido pelo canal Olhar TV e contou com a participação de quatro candidatos: Douglas Martello (DEM), Juliano Marinho (PSD), Junior Caminhoneiro (PSOL) e Valmor Freitas (CIDADANIA). Os candidatos Appolo (MDB) e Stela (PT), não participaram do debate. Segundo o mediador Carlos Soares, todos os candidatos foram devidamente convidados, e Appolo e Stela não justificaram suas ausências.

Primeiro Bloco

No primeiro bloco, os candidatos presentes se apresentaram, em ordem sorteada, e fizeram um breve comentário sobre tema também sorteado.

Douglas Martello foi o primeiro e após a apresentação destacou algumas propostas sobre a área da saúde. O segundo a se apresentar foi Juliano Marinho, que também comentou sobre o tema funcionalismo público. Na sequencia foi a vez do candidato Junior Caminhoneiro, que após a apresentação falou sobre a segurança e por fim, foi a vez de Valmor Freitas se apresentar e falar sobre o tema habitação.

Em suas apresentações os presentes lamentaram e questionaram a ausência dos candidatos do MDB e do PT rebatendo também a questão da falta de diálogo com a cidade.

Segundo Bloco

No segundo bloco, os candidatos realizaram perguntas entre si, seguindo a ordem do primeiro sorteio, sobre temas também sorteados. Douglas perguntou para Juliano sobre a cultura, o principal enfoque dos dois candidatos foi o Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) das Artes, ambos destacaram a necessidade de revitalizar o espaço para uso de artistas, jovens e produtores culturais.

Na sequencia, Juliano Marinho perguntou para Junior Caminhoneiro sobre o meio ambiente, o principal foco foi o atual contrato da cidade com a Corsan e as enchentes. Em sua resposta, o candidato do PSOL falou em realizar uma rede municipal de distribuição de água, além de discutir junto com os governos federal e estadual e cidades envolvidas a criação de um sistema de bombeamento no Arroio Feijó.

A terceira pergunta foi feita por Junior para o candidato Valmor Freitas sobre as finanças do município. Os principais pontos destacados por Valmor em sua respostas foram a contenção de gastos, com o combate aos privilégios e a revisão de contratos, cargos e comissões, e o desenvolvimento da economia local, com a circulação de renda no município e o incentivo aos profissionais liberais.

Por fim, o candidato Valmor perguntou para Douglas Martello sobre mobilidade urbana. Em sua resposta, o candidato do DEM falou sobre construir 30 km de asfalto armado, que teria duração de 20 anos e também reorganizar o transito, principalmente nos acessos da cidade.

Terceiro Bloco

No Terceiro Bloco jornalistas da cidade foram convidados para realizar perguntas aos candidatos. O Alvoradense esteve representado pela jornalista Mariú M. Delanhese, que realizou duas perguntas, uma para o candidato Douglas Martello e outra para Juliano Marinho.

Para Douglas Martello, Mariú perguntou sobre a proposta do candidato para diminuir os cargos de confiança e manter uma boa relação com a Câmara de Vereadores. Douglas garantiu, em sua resposta, uma reforma administrativa com redução de cargos em comissões e secretarias, e prometeu uma relação séria e com diálogo constante com o legislativo municipal.

Já para o candidato Juliano Marinho, a pergunta foi sobre o a péssima situação de Alvorada no ranking do Plano Nacional de Educação em relação a educação infantil e as propostas do candidato para o futuro da educação durante a pandemia. Juliano garantiu a zerar o déficit na educação infantil ainda no primeiro ano, e destacou que a prioridade será garantir segurança e acesso a educação para as crianças.

Quarto Bloco

No quarto bloco a produção do debate separou perguntas feitas por moradores da cidade para serem respondidas pelos candidatos, ainda seguindo a ordem do primeiro sorteio realizado.

Quinto Bloco

No quinto bloco os candidatos realizaram um nova sessão de perguntas entre si, desta vez como tema livre e seguindo um novo sorteio. Juliano Marinho foi o primeiro a perguntar, e escolheu Douglas Martello para responder sobre a retomada da economia na cidade. Douglas destacou que irá propor a Lei de Liberdade Econômica, além de abrir o distrito industrial para novos empreendimentos industriais e buscar empresas para investir em Alvorada e gerar novos empregos.

Na sequencia Douglas Martello escolheu Valmor Freitas para responder sobre a Educação Infantil. O candidato Valmor salientou a necessidade de se aproveitar os recursos federais que são disponibilizados para essa área e ter pelo menos uma creche por bairro a fim de dar oportunidade para as mães deixarem seus filhos com segurança.

A terceira pergunta foi feita por Junior Caminhoneiro para Juliano Marinho, sobre a possibilidade de se reduzir o salário do prefeito caso eleito. Juliano destacou que irá reduzir os gastos da prefeitura, com a redução de cargos de confiança e uma ampla reforma administrativa municipal.

Por fim, o candidato Valmor Freitas perguntou para Junior caminhoneiro sobre as propostas para organização administrativa da cidade. O candidato do PSOL garantiu ter uma gestão enxuta e organizada, que preste um bom serviço e atendimento para a população.

Nesta quinta-feira (12), O Alvoradense realizará, também na Câmara de Vereadores, um debate com os candidatos à Prefeitura de Alvorada, antecedido por uma reunião com os coordenadores de campanha definindo as regras e o funcionamento do evento. Todos os candidatos foram devidamente convidados. O debate acontecerá de forma on-line para o público em geral e acontecerá de forma presencial com os candidatos e dois assessores na Câmara de Vereadores, às 20 horas.