Atividade na Lagoa do Cocão encerra o Outubro Rosa

Na tarde desta quinta-feira serão muitas as atividades no Parque Municipal

85
Foto: Divulgação / OA

Encerrando as atividades do Outubro Rosa, nesta quinta-feira (28) o Parque Municipal da Lagoa do Cocão recebe diversas ações com atividades físicas, testes rápidos, verificação de pressão e embelezamento. Também será palco de apresentações musicais e artísticas do grupo Onco Arte, tudo a partir das 14 horas. Evento organizado pela Secretaria Municipal da Saúde.

Durante os últimos dias houve outras atividades de combate ao Câncer de Mama e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Na segunda-feira (25), a Procuradoria Especial da Mulher, que tem como procuradora a vereadora Nadir Machado (PTB), realizou evento na Praça Central com palestras e a Caminhada das Vitoriosas, com o intuito de conscientizar as alvoradenses sobre a saúde da mulher.

Na semana anterior, quinta-feira (21) a Procuradoria realizou palestra da Vitoriosa do IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), Michele Marcon, e o depoimento da farmacêutica Vanessa Valentin, que compartilharam informações sobre o Câncer de Mama e promoveram a conscientização sobre a doença e orientação sobre o acesso aos serviços de diagnóstico que contribuem para a redução da mortalidade da população. 

Estiveram presentes a vereadora Oliane Santos (Cidadania), a ex-primeira-dama Rejane Brum e a secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Jocelia Wunder.

Incidência

Conforme dados do Instituo Nacional do Câncer (Inca) o de mama é o câncer que mais afeta a população feminina brasileira, com ênfase à faixa etária acima de 40 anos, quando os casos são mais comuns.

O câncer de mama, além de ser classificado em diversos tipos, com características e graus de gravidade diferentes, deve sempre ser avaliado, identificando sua extensão e disseminação. Além disso, outros tipos de câncer que afetam as mulheres, como o de ovário e colo de útero também podem ser identificados por exame de imagem e preventivo.

Por isso, é importante que as mulheres conheçam o seu corpo e estejam atentas para qualquer mudança que possa representar anormalidade e comprometimento na sua saúde. Dessa forma, é possível mais chances para a realização do diagnóstico precoce, fator que aumenta consideravelmente as chances de cura do câncer.