A dupla tradicionalista Cezar Oliveira e Rogério Mello faz parte da programação deste ano | Foto: Divulgação / OA

Depois de muita expectativa, chegou a hora de celebrar o cinquentenário de Alvorada. Apesar de eventos “modestos”, a Prefeitura organiza ações nesta quinta-feira (17) para marcar a data.

A comemoração estará concentrada no Acampamento Farroupilha, instalado deste a semana passada na praça João Goulart. Os tradicionalistas prepararam atividades ao longo de todo o dia para homenagear a cidade. O primeiro ato inicia a partir das 10h, com a realização de uma Missa Crioula alusiva aos 50 Anos de Alvorada. Na parte da tarde, às 16h, acontece uma homenagem dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). No entardecer, a partir das 19h, o público poderá dançar com o fandango do grupo Pealo Campeiro. Já o palco principal da Semana Farroupilha de Alvorada recebe o show de Cezar Oliveira e Rogério Mello, às 20h30min.

Do outro lado da praça – no largo em frente ao prédio da prefeitura – um evento com encenação de estudantes, entrega de placas em reconhecimento a personalidades que colaboraram para a história do município e um bolo, que será oferecido à população, foi organizado pela Câmara Temática “Alvorada 50 Anos”, que integra o Conselho da Cidade. A comemoração inicia às 15h e é aberta ao público. Em caso de chuva a atividade será transferida para o Acampamento Farroupilha, no Largo 8 de Marco, na Praça Central.

Desfila fica para o dia 27
Já o desfile popular que inicialmente era previsto para ocorrer no domingo passado, dia 13, está confirmado para o dia 27/9, das 8h às 17h. Na mesma data ocorre o Caminho do Cinquentenário, atividade que deve reunir além dos estudantes, membros de entidades, associações e agentes culturais para um desfile alusivo ao cinquentenário. Os participantes, divididos por décadas, vão resgatar a história da cidade abordando diferentes temáticas.

Fonte: O Alvoradense