Foto: Jonathas Costa / OA

Desde sábado (20) quando o Governo do Estado classificou a região de Porto Alegre como bandeira vermelha dentro do programa de Distanciamento Controlado, Alvorada se prepara para encarar uma nova realidade a partir desta terça-feira (23).

Em lives realizadas na tarde de segunda (22) e na manhã de hoje, o prefeito Appolo ressaltou que a cidade, ao ser incluída na bandeira vermelha, se vê obrigada a cumprir as determinações do Governo do Estado, “ainda que possamos não concordar”.

Isto se confirma com o novo decreto da Administração Municipal, que diz que o Decreto Estadual será aplicado “em todos os seus termos”.

Appolo repete diversas vezes que, ainda que saiba do prejuízo para a comunidade e empresários com o fechamento do comércio e indústria, a vida dos alvoradenses é ainda mais importante e vale o sacrifício.

Pediu ainda que a comunidade evite aglomerações e use máscara. “A Administração será forçada a tomar uma série de atitudes e a fiscalização será muito atuante”, garantiu o prefeito ao determinar que a Guarda Civil Municipal, “que tem a função específica de proteger o morador”, passe a fiscalizar e orientar o comerciante.

Durante a live “Café com o prefeito”, na manhã desta terça (23) se disse preocupado com o avanço da doença em Alvorada. “Mesmo não querendo, somos obrigados a tomar atitudes mais pesadas, que vão atingir o comércio e indústria. Mas nada mais importante que a vida, que vale todos os sacrifícios”, repetiu.

Ainda nesta manhã, o prefeito recebeu em seu gabinete o secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho, acompanhado do comandante Moraes, da Guarda Civil Municipal.

No encontro foram definidas as principais ações e orientações que serão aplicadas seguindo as diretrizes do Governo do Estado.

Além da Guarda Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Vigilância Sanitária terão equipes realizando as fiscalizações no Município.

Denúncias podem ser feitas na Fiscalização SMDE 3442-6090 / 3411-2319 e Guarda Municipal 3411-6981.