FÓRUM. Evento na Câmara de Vereadores reuniu representantes de bibliotecas públicas de diversas cidades gaúchas para troca de experiências entre as instituições. | Foto: Samuel Silveira / OA

A 30ª edição da Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas ocorreu em Alvorada, no dia 24. Durante todo o dia representantes das bibliotecas municipais e escolares de todo Estado conheceram a organização e estrutura da Biblioteca Municipal Luis Fernando Verissimo e das bibliotecas da rede municipal de ensino.

O encontro reuniu as professoras responsáveis pelas bibliotecas e horas do conto de Alvorada, Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre para troca de experiências onde as professoras da rede alvoradense apresentaram os bons resultados obtidos nos últimos anos, depois do processo de reformulação e reorganização das bibliotecas de Alvorada.

Ter na leitura uma ferramenta de resgate de valores foi um dos temas abordados durante o fórum por todos os participantes do evento. A escolha da cidade para sediar o evento ocorreu através dos resultados positivos que o município vem apresentando nos últimos tempos. Para a Assessora das Bibliotecas Escolares de Alvorada, professora Eunara Tavares, o evento é importante para a cidade pois fomenta a leitura no ambiente escolar. “Trazer este evento para nossa cidade mostra que aqui se faz educação com ação, afeto e criatividade”, destaca.

A ampliação dos horários de leitura e momentos de hora do conto são prioridades nas escolas da rede municipal. Para a coordenadora do evento, professora Maria de Lourdes do Santos da Silva, a reunião entre as educadoras para a troca de experiencias servem para que as gestoras aprendam a tornar a atividade de leitura uma atividade prazerosa. Para ela, “são os livros que dão alma e vida a uma criança e uma biblioteca é o que da alma à uma escola” completou.

 

Fonte: O Alvoradense