Foto: Arquivo CRPO-C / OA

Desde a segunda-feira (18) o 24º Batalhão de Polícia Militar de Alvorada tem como patrono o Coronel Ernesto Bortoluzzi Filho. O ato foi oficializado pelo Decreto nº 55.725, publicado no Diário Oficial do Estado.

A escolha e consequente homenagem ao oficial já falecido se deu por ter sido, o então tenente coronel Bortoluzzi, o primeiro comandante do 24º BPM.

A Brigada Militar está em Alvorada desde 1943. Em 1998 o efetivo foi elevado a Batalhão, denominado Destacamento Especial de Alvorada. Finalmente em 21 de agosto de 2002, foi alterado o nome para 24º Batalhão de Polícia Milita. O primeiro comandante das duas denominações foi o tenente coronel Ernesto Bortoluzzi Filho, que esteve em Alvorada de julho de 1998 até janeiro de 2003.

Por isso o seu nome foi escolhido, baseado em estudo histórico realizado por uma comissão de Oficial e Praças do 24º BPM. A conclusão foi que o policial que comandou a unidade na sua criação, deixou um legado de admiração e respeito, tanto por parte dos policiais militares quanto da comunidade alvoradense.

O processo de tramitação da proposta iniciou em 15 de junho de 2020, pois seu nome preenchia os requisitos estabelecidos pela legislação vigente para a designação como patrono de unidades da Brigada Militar.

Agora, o 24º BPM passa a ser chamado de “24º BPM – Batalhão Cel Bortoluzzi”, eternizando assim a memória deste policial e registrando o seu nome na história da Brigada Militar.