Consumidores que pagam as contas em dia devem ser beneficiados | Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação/OA
Consumidores que pagam as contas em dia devem ser beneficiados | Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação/OA

Ao entrar em vigor a partir desta quinta-feira (1º), o Cadastro Positivo poderá beneficiar aproximadamente 4,8 milhões de gaúchos. O cálculo é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

O Cadastro Positivo é um banco de dados que registra o pagamento em dia dos compromissos financeiros relativos ao crédito.

Trata-se de uma ajuda aos consumidores, cerca de 50 milhões no país, que apesar de possuírem histórico de bons pagadores, não conseguem ter acesso ao benefício.

A estimativa atual é de que a incidência média de inadimplência de pessoas físicas no estado do estado esteja em 40%.

O Cadastro Positivo registra a pontualidade do pagamento das contas, crediários, financiamentos, água, luz, telefone entre outros. Quando solicitado crédito, o estabelecimento tem acesso a todas as contas pagas, facilitando assim, a concessão do benefício.

Esse banco de dados é administrado pela Serasa Experian, agregando assim confiabilidade e segurança para compras a prazo, empréstimos e financiamentos. As empresas que aderirem ao benefício passam a contar com um instrumento de apoio para a hora de conceder o crédito.

Fonte: O Alvoradense