Pesquisa com 10 mil voluntários em todo o país vai servir para padronizar o tamanho das roupas e acessórios | Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação/OA
Pesquisa com 10 mil voluntários em todo o país vai servir para padronizar o tamanho das roupas e acessórios | Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação/OA

A partir da próxima semana, o Centro Tecnológico do Calçado Senai, em Novo Hamburgo, recebe voluntários que queiram participar da pesquisa antropométrica do corpo humano, conduzida por técnicos do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.

A pesquisa, que vai medir o corpo dos gaúchos com idade entre 18 e 65 anos de ambos os sexos, será realizada entre os dias 5 e 23 de agosto, das 8h30min às 11h30min, das 13h às 17h e das 18h às 21h.

Os dados de 10 mil voluntários de todas as regiões do País serão utilizados na formalização de tabelas de medidas do corpo humano para confecção de roupas e acessórios no Brasil. A apresentação da padronização de medidas está prevista para início de 2014 e trará mais segurança para o consumidor no ato da compra, principalmente se esta for feita por catálogo ou via internet.

O processo de medição será realizado com a máquina Body Scanner, um scanner que calcula 100 medidas, das 121 que compõem a avaliação sobre o perfil predominante de medidas dos brasileiros. A ferramenta é uma espécie de cabine ou provador “câmara escura”. Uma vinheta avisa que o processo será iniciado e em seguida 16 pontos de luz e 32 sensores se alternam na captação das medidas do corpo, transmitindo os dados para o computador.

Os interessados em participar da pesquisa devem agendar pelo telefone (51) 3594-3355.

Fonte: O Alvoradense