Temperatura pode cair mais de 10ºC depois da chuva esperada para hoje| Foto: Jonathas Costa/OA
Temperatura pode cair mais de 10ºC depois da chuva esperada para hoje| Foto: Jonathas Costa/OA

O tempo começa seco e com temperaturas elevadas nesta sexta-feira. Os alvoradenses enfrentaram mais uma madrugada escaldante com temperaturas próximas dos 30ºC. O sol aparece entre nuvens em várias regiões, mas a chuva deve chegar até o final do dia.

Uma massa de ar frio que virá pelo litoral deve causar chuva forte em todas as regiões do Estado. O alerta é para temporais, no interior e Região Metropolitana com chuva muito forte e rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h.

A frente alcança as demais regiões da tarde para a noite. A MetSul alerta para o alto risco de chuva forte a intensa e temporais com vendavais e granizo, até severos, na virada do tempo. O dia é extremamente abafado antes da instabilidade com sensação ao redor de 50ºC em alguns locais.

Refresca muito no Sul e no Oeste com forte vento Sul e ingresso de ar mais frio no final do dia. As temperaturas poderão desabar até 18°C em relação às marcas que dominaram o clima ao longo da semana.

Com a chuva e a incidência dessa massa de ar frio que se aproxima do Rio Grande do Sul, vinda do Uruguai as temperaturas sofreram uma queda brusca. Não vai esfriar, mas comparados com os 37ºC que os gaúchos enfrentaram durante essa semana a máxima de 26ºC no sábado (25) e 27ºC no domingo (26) deixam o dia mais agradável.

Apesar de continuar chovendo, a partir de segunda-feira (27) as máximas voltam a subir. A máxima esperada para o começo da última semana de janeiro deve voltar a ultrapassar a marca dos 35ºC.

Alerta para as áreas de risco
As regiões que sofrem com alagamentos, quedas de árvores, falta de luz e destelhamentos terão se manter em alerta pois a forte chuva que virá pode causar novos transtornos. Apenas entre hoje e amanhã Alvorada receberá quase 50mm de chuva e há o risco de alagamentos nas regiões mais baixas da cidade.

Fonte: O Alvoradense